sábado, 29 de outubro de 2011

Estilos roqueiros, Otaku, Nerds e Gamers — o que os une



Oie! Boa tarde ! [Ironia]Que dia lindo e ensolarado no RJ[\ironia]


Enfim, vou escrever resumir sobre Otakus, nerds e gamers, o que faz eles unidos e separados. 

Para mim, há poucas diferenças entre eles, mas o fato é que esses grupos convivem muito bem. São todos grupos heterogêneos, ou seja,  misturados e diferentes. Otaku é um grupo extremamente misto de diversos estilos assim como os roqueiros, nerds e gamers. E basicamente o grupo otaku pode comportar todos  os outros e outros e outros(só basta gostar de anime).Vemos isso num evento de anime por exemplo, onde são mais encontrados esses grupos convivendo(numa quantidade enorme de pessoas!).

Aquecimento Anime Family 2010 foto by: Felipe "foguinho" 

Primeiro vamos para as definições do que é cada um desses grupos(para mim): Roqueiro é basicamente quem ouve e gosta de rock em geral,  mas não basta ouvir, para ser roqueiro é preciso se vestir e se comportar como tal.Também não basta só se comportar e vestir-se sem ouvir rock. Só vestir-se para pousar de roqueiro é ser discriminado por todo o grupo, o que eles chamam de “posers”, e o indíviduo se torna excluído do próprio grupo; existe também aqueles que tem todas as características ditas dos grupos e se negam a se chamar como tal (isso também funciona em todos os grupos). Dentro desse grupo há outros estilos e cada estilo se veste e se comporta da maneira adequada a cada um, havendo subdivisões no próprio grupo. É claro, que existem misturas de estilo e tem até mesmo aqueles que dizem ser  de nenhum e simplesmente ser  “roqueiro eclético”.Exemplos de subdivisões do  rock : emo, dark, metal, Hard core, dark-metal, epic metal etc...

Já Otaku para os brasileiros é quem gosta de cultura japonesa, viciados em anime e mangá. Em japonês o termo otaku é usado pra designar pessoas viciadas em alguma coisa, não necessariamente anime e mangá. Temos temos o que no brasil se convencionou a se chamar de feminino de otaku ,é otome.  O problema é que em japonês otome quer dizer literalmente "donzela"(virgem) ,  e também é usado para meninas que gostam de animes e mangás do tipo shonen ai, yaoi, lemon(todos os tipos  de romance de homem com homem), e shoujo (mangás dedicados para o público feminino, normalmente contem romance e coisinhas fofas).Aqui no Brasil é usado todas essas definições causando uma confusão no uso da palavra.

Cosplayers da Akatsuki num ônibus =O


Nerds são pessoas inteligentes ou muito estudiosas, ou as duas coisas ao mesmo tempo (na maioria das vezes) que normalmente tem um vestuário característico ou não, sendo só algo comportamental. Pode gostar de rock e ser otaku, nada impede que os grupos se intercalem, o que normalmente acontece muito.Mas, para a mentalidade da sociedade atual em geral o estereótipo,que é o estereótipo herdado dos anos 80, (o que quer dizer que na maioria das vezes nem sempre é assim) de um nerd , é mais ou menos como quem: 
* usa óculos grandes 
*usa roupas fora de moda e antigas
*só anda com livros , sabe muito de tecnologias
*conversas extremamente eruditas
*sozinhos (quando não estão com outros nerds)


Na verdade esse estereótipo não deveria ser mais usado, os nerds de hoje são grupos misturados demais pra dizer que todos sejam assim, mas... sabe como é, né?

Gamers são os viciados em jogos, podem ser ou não bons nos seus jogos preferidos. É comum  acharem-se muito bons, tem uma grande predominância do público masculino nesse grupo, mas não quer dizer que não tenha mulheres ;D

A ligação entre esses grupos tem uma explicação: uma pessoa pode pertencer a vários grupos diferentes ao mesmo tempo, exemplo: ser otaku, ser rockeiro e ser viciado em games,ser bom nos estudos e ser nerd, ser leitor de revistas em quadrinhos ocidentais, ser leitor de fanzines, ler livros de literatura, ouvir outros tipos de músicas, ao mesmo tempo ter ou não uma família e uma vida a parte disso também, porque nada exclui outra coisa. Especialmente esses grupos são bem receptivos uns com os outros, talvez pela sua exclusão atual popular da sociedade como um todo. Muito deles, se não a maioria não gosta da moda em vigência, mas é claro que há moda entre eles, que também faz ser excluída ou não.


4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...